Íntegra do Discurso do Presidente João Figueiredo em Maringá - 1982

Presidente Figueiredo e outras autoridades.
Em 1982 houve a primeira eleição direta para governadores de estado no Brasil, o que não acontecia desde os anos 60 por conta do golpe militar. Também foram eleitos senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos (menos capitais) e vereadores. Em vista disso, o então presidente da ditadura João Baptista Figueiredo percorreu o Brasil inaugurando e autorizando obras como estratégia de campanha para o partido do governo (PDS).

Em Maringá ele esteve no dia 19 de março de 1982 e assinou o contrato do projeto METRONOR, referente à duplicação da rodovia Maringá-Sarandi, e como parte da programação discursou em um palanque montado na praça Raposo tavares. Entre os presentes estavam o então governador Ney Braga, oito ministros de Estado, Dom Jaime e o prefeito João Paulino, além de outras autoridades.
Segundo testemunhas presentes, um momento pitoresco do evento foi a entrega ao presidente por parte do prefeito João Paulino  –  juntamente com frases carregadas de ufanismo maringaense –, de cocôs e tâmaras colhidos na praça da rodoviária e nas avenidas Duque de Caxias e Herval, respectivamente, ressaltando em seu discurso o epiteto de Cidade Verde e o respeito à natureza por parte dos habitantes de Maringá.

Abaixo está apresentada, na forma de prints, a íntegra do elóquio. PDFs completos, com todos os discursos feitos pelo então presidente João Figueiredo podem ser acessados em:
http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/jb-figueiredo









Naquela eleição, no Paraná, venceu o pleito José Richa, e em Maringá, Said Felício Ferreira - ambos do PMDB.

Valdecir Mgá
13 Out 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais do More, Maringá!

Miss Maringá: dos Primeiros Anos até os Dias Atuais

Boas Novas sobre os Projetos do Arquiteto Bellucci para Maringá