Miss Maringá: dos Primeiros Anos até os Dias Atuais

Maringá tem nome de mulher – uma "joubertiana" herança na figura da bela e mítica "cabocla Maria do Ingá".
Pois desde os primeiros dias da então Cidade-Menina não foi assim? Mesmo na dureza rúbra da poeira e do barro na cidade em construção, a graça feminina sempre teve uma leva que dava o que falá! Nas ruas, igrejas, bailes e praças lá estavam elas, desfilando encanto e arrancando suspiros dos moços casadoiros desengonçados.

Muitas moças não cabiam em si e transbordavam formosura; assim – na esteira dos tradicionais e famosos eventos nacionais –, os concursos de misses foram uma consequência natural.

Qual foi a primeira? Quais os nomes todos e suas histórias? Mesmo em uma extensa pesquisa digital não consegui responder completamente a muitas perguntas pois, ao que tudo indica, muito pouco foi escrito sobre elas ou, pelo menos, disponibilizado. Talvez, por aí, existam alguns artigos ou um livro que forneçam mais informações – e quem souber me traga notícias de lá: dessa Maringá antiga  – impregnada de barro, poeira e trabalho bruto –, mas que também desfilava suavidade e beleza nas passarelas.

Em um boletim do "Miss Maringá 2011" encontram-se as únicas informações históricas pertinentes disponibilizadas na Web, aparentemente mais relacionadas ao "Miss Paraná":
Registros apontam que Maria Leopoldina Inácio Ribeiro foi a primeira maringaense a participar de um evento de beleza estadual. Foi em 1956 em Curitiba. Outras 15 também foram imortalizadas com o mesmo feito: Therezinha Amorim Pereira (1958); Ada Gennari Gonçalves (1959); Edeloni Andrade (1962); Isabel Sendeski (1971); Anita Anésia Nogueira (1972); Maria Aparecida Meneghetti (1973); Reni Dalva Reway Paraná e Silva (1974); Aparecida Maria Sandri (1975); Maria de Fátima Trentin (1976); Mary Sônia Ferrari (1977); Tereza Maria Maldonado (1978); Maria Ignez Sperândio (1979); Sueli Tissei (1980); Débora Zeferino (1983) e Selma Oliveira (1984).
Numa iniciativa de Wall Barrionuevo, em 21 de maio foi realizada a edição 1993, com a presença da Miss Brasil da época, Maria Carolina Portela Otto, que coroou a eleita, Lígia Poliseli.Desde então o evento vem sendo realizado ininterruptamente: Patrícia Rodrigues (1994); Fernanda Cruz (1995); Cristiane Carniato (1996); Lílian Montelares (1997); Adriane Poliseli (1998); Thayse Bocchi (1999); Ticiana Franco (2000); Poliani Tkaczuk (2001); Caren Pipino (2002); Vanessa Alves (2003); Heloísa Beraldo (2004); Thayse Lievore (2005); Deleise Demczuk (2006); Érica Henrique (2007); Sara Fachini (2008); Mayara Bueno (2009) e Lorena Franzoi (2010)." (Negritos meus.)

Pelo último parágrafo, podemos ver que a partir de 1993 os concursos de miss em Maringá tornaram-se regulares e continuam assim até hoje (2019). Mas e as misses que não participaram do evento estadual? Caíram no esquecimento? Não houve a disputa? Perderam-se os registros? Somente em jornais curitibanos de época encontrei alguns dados extras – destaque para alguns nomes faltantes e fotos de muitas misses, também encontradas no âmbito desta pesquisa.
Abaixo, sistematizo as informações obtidas até o ano de 1980, colocando as que já estão divulgada (citadas acima) em itálico e as adicionais (encontradas através das investigações feitas aqui) em azul, além de algumas das fotos das primeiras maringaenses eleitas entre as mais belas. Mais para frente continuarei a pesquisa de 1981 até os dias atuais.

Dados por ano:

■1955 - Sem informações. O que se pode afirmar com as informações que acessei é que Maringá, apesar de consultada/estimulada, não enviou sua representante para a disputa do Miss Paraná, realizada no Clube Curitibano. A vencedora foi Vilma Sozzi, representante da Rádio Colombo, que agraciou Maringá com uma visita formal em dezembro deste mesmo ano, sendo alvo de inúmeras homenagens da sociedade e autoridades maringaenses.

■1956 - Maria Leopoldina Inácio RibeiroO evento de escolha desta que pode ser a primeira Miss Maringá agitou bastante nossa cidade, segundo notas encontradas em jornais curitibanos da época. O Aero Clube de Maringá organizou e supervisionou a disputa. As candidatas – apenas 3 em sua etapa final, foram Ada Genari, Maria Leopoldina e Maria Dirce Polo. Elas, em diversos eventos, foram "submetidas aos rigorosos testes de beleza e cultura", segundo os periódicos. O desfile com traje "soirée" foi feito em 1° de maio aproveitando a inauguração da boite do Aero Clube, e no dia 03 do mesmo mês as "provas de preparo intelectual e desembaraço social" seguido do desfile de maiô. No dia do 9° aniversário de Maringá, 10 de maio de 1956, foi realizado o desfile com traje a rigor seguido do anúncio da grande vencedora: Maria Leopoldina Ignácio Ribeiro. Com um discurso em nome do Aero Clube, saudou a primeira Miss Maringá o orador Altino Borba, para em seguida se iniciar um baile que perdurou até a madrugada sob o som da "Nelson Orquestra Tupã". Maringá, neste ano, foi a primeira a se inscrever no Miss Paraná – realizado em 19 de maio , e apesar de não ganhar nenhum título, a Miss 1956  "Léo", enquanto foi dona do título de "a mais bela de Maringá", foi bastante badalada nas sociedades maringaense e curitibana – da qual recebeu rasgados elogios –, participando de diversos eventos e viajando periodicamente para a capital. 
Como curiosidade, as regras para a participação neste ano no Miss Paraná eram: ser brasileira nata, solteira, de 18 a 25 anos, ter boa reputação moral e residir no estado.

■1957 - Sem informações.  Provavelmente por não ter havido participação no Miss Paraná (realizado em 18 maio 1957 no clube Curitibano), não se encontra na rede nenhuma menção à disputa de miss Maringá neste ano. Quem terá sido a vencedora? Ou melhor: houve tal evento?

■1958 - Therezinha Amorim Pereira - Segundo o "Diário do Paraná", os coordenadores do concurso em Maringá foram a "Folha de Maringá", Rádio Cultura e seu "correspondente social", George R. Clarck. O jornal "A Tarde" (PR) e o "Diário do Paraná" mencionam, também, que Maringá teve 3 candidatas: o "Nosso Clube" lançou à disputa Terezinha Amorim, o "Aero Clube" inscreveu sua miss Ivonette Lopes e o "Grêmio dos Comerciários" a Srta. Zilda Maria Oliveira, sendo que esta desistiu na fase final. 
Desfiles de gala e maiô de Therezinha Amorim e Ivonette Lopes.
Neste concurso, realizado logo após o famoso "1° Festival de Cinema de Maringá", é mencionado uma intensa polarização da opinião pública maringaense, com a formação de "fãs clubes" que agitaram a Cidade. A disputa de beleza e graça desse ano se deu em meio a uma semana de muita chuva, frio e barro, se encerrando no dia 24 de maio nos salões do Aero Clube. O evento foi inteiramente coberto pela "Rádio Jornal de Maringá", e a animação ficou por conta – apesar de um grande atraso devido a um incidente com o ônibus – da orquestra  de estilo centro-americano Marimba de Cuscatclán, que apresentou um "show de coreografia e canto". Participaram da comissão julgadora, entre outros, Antenor Sanches e João Paulino Vieira Filho – que ficou também responsável por anunciar o resultado. A vencedora do Miss Maringá, Therezinha Amorim, recebeu a faixa do diretor da CMNP, Hermann Moraes de Barros, e foi coroada pela "Miss Curitiba 1958", Evangelina Andrade Vieira – fato este que se pode considerar um indicativo da não realização do concurso de Miss Maringá no ano anterior (1957), ou de que houve algum problema realmente sério. 
Todas as fotos referentes à Miss 1958 são do "Diário do Paraná".

A vencedora do Miss Paraná (realizado em 08 junho de 1958) foi Ana Maria Felício de Paiva, candidata de Londrina, com 423,5 pontos; a Miss Maringá obteve 421,5 – um histórico segundo lugar em uma precoce polarização Londrina X Maringá– e a terceira e quarta colocadas receberam 417,5 e 360,5 pontos, respectivamente; Therezinha foi também uma das preferidas do público. Como se pode ver, por pouco Maringá não leva o título!
Já em terras maringaenses, Therezinha desfilou, entre "acenos e sorrisos", pelas avenidas Getúlio Vargas e Brasil em carro aberto (um Chevrolet conversível), recebendo aplausos eufóricos dos maringaenses presentes enquanto fogos eram lançados. Nas semanas que se seguiram, a segunda colocada no Miss Paraná recebeu homenagens, prêmios diversos e participou de muitos eventos, festas e coquetéis, tanto em Maringá como em outras cidades do Paraná, especialmente Curitiba. Pode-se dizer, diante destas evidências e dos resultados alcançados – e até mesmo pelo sucesso popular dos concursos de misses à época , que esta foi a miss Maringá mais badalada de todos os tempos!

■1959 - Ada Gennari Gonçalves. Ada, "uma bela loura de olhos verdes e 1,67 de altura", lançada pela "Tribuna de Maringá", foi a Miss Maringá eleita em 1959.
Na foto ao lado, publicada no "Correio do Paraná", a terceira garota da esquerda para a direita é Shirley Tempski, eleita Miss Paraná 1959 no dia 08 de junho no Teatro Guayra, e a do centro é a Miss Maringá, Ada Gennari.

■1960 - Sem informações.
■1961 - Sem informações.

Edeloini Andrade (Diário do Paraná).
■1962 - Edeloini de Assis Andrade. Também conhecida como "Zizi" e com "medidas perfeitas", a Miss Maringá 1962 foi eleita em um evento que teve como coordenador Antenor Sanches. Zizi ficou com a terceira colocação no Miss Paraná 1962, realizado no Clube Curitibano e que teve como vencedora a londrinense Ana Maria Gonçalves. Edeloini foi também, dois anos antes (1960), a "Garota-Luzes" – evento promovido pelo jornal Última Hora. No mesmo concurso do ano seguinte, ela entregou a faixa para Maria Cáritas Rocha Lima, no dia 09/09/61. Neste mesmo evento ocorreu a eleição da "Embaixatriz do Turismo de Maringá", Maria Ângela Kirchner, que recebeu a faixa da vencedora de 1961, Maria Lúcia Tilio.


Dolores Vargas (Diário do PR)

■1963 - Dolores Vargas. O Coordenador do evento foi novamente Antenor Sanches. A Miss Paraná, Tânia Mara Franco de Souza, foi eleita em 25 de maio no Clube Concórdia.

■1964 - Sem informações. A vencedora do Miss Paraná 1964 foi Ângela Vasconcelos, de Curitiba.
■1965 - Sem informações. A vencedora do Miss Paraná deste ano foi Rosmary Raduy, de Apucarana.
■1966 - Sem informações. A vencedora do Miss Paraná deste ano foi Míriam Marçal, de Califórnia.
■1967 - Sem informações. A Miss Paraná deste ano foi Wilza de Oliveira Rainati.

■1968 - Marta Maria Mantovani. "Maringá retorna à disputa". O Diário do Paraná de 1° de junho de 68 informa que "inclusive cidades, há alguns anos ausentes do concurso, como Maringá, elegeram 'miss'". Este dado justifica em parte, portanto, a ausência de informações de 64 a 67. Neste ano, Delzi Captan, de Curitiba foi eleita Miss Paraná em Arapongas.

■1969 - Sem informações. A Miss Paraná eleita neste ano foi Marli Simão, da cidade de Castro.

■1970 - Ana Maria Zanuto. Foi anunciada como inscrita no certame estadual, mas não houve mais notícias onde pesquisei. A Miss Paraná deste ano foi Maria Regina Corzânego, de Cornélio Procópio.

Misses Maringá 1971 e 1973 
(Diário do PR).
■1971 - Isabel Sendeski - Disputou o Miss Maringá com nove outras candidatas diante de um público de 1500 pessoas. Ficou em 6° lugar no concurso estadual,  que foi realizado em Apucarana com 29 candidatas. Marise Meyer Costa, de Ibaiti, ganhou o título de Miss Paraná deste ano.

■1972 - Anita Anésia Nogueira - Como parte integrante dos festejos de seu Jubileu de Prata, a capital da beleza deste ano foi Maringá, no dia 10 de junho. Maria Dolores Bordin Perez, de Paranavaí, foi eleita a Miss Paraná 1972.

■1973 - Maria Aparecida Meneghetti - No dia 04 de maio a candidata foi inscrita no certame estadual. Não ganhou, mas elegeu-se Miss Simpatia – merecidamente, pelo sorriso expressivo mostrado na foto (à direita). A disputa do Miss Paraná se deu no dia 26 de maio, em Paranavaí, tendo Alda Maria Ferreira Nacli (Curitiba) como vencedora.

■1974 - Reni Dalva Reway Paraná e Silva. A escolha da Miss Maringá 1974  uma linda garota como mostra a foto do Diário do PR  ocorreu em 04 de maio. O certame foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, sendo aberto a todos os clubes que quisessem inscrever candidatas. A comissão julgadora foi composta por: Nadyr Maria Alegretti, Luiz Júlio Bertin, Frederico F. W. Jr., Maurício Cadamuro, Frank Silva e Sebastião Rodrigues Pimentel. O Miss Paraná se deu no dia 18 de maio no Ginásio da Sociedade Thalia, com apresentação de Hilton Gomes da Rede Tupi. A vencedora foi Cilmara Maria Camargo, de Cascavel. Curiosidade: o evento foi patrocinado pela Companhia de Cigarros Souza Cruz. Outros tempos!

■1975 - Aparecida Maria Sandri. A revista "O Tempo" e outros veículos de comunicação elegeram Maria Sandri Miss Maringá 1975. Ela era vestibulanda de direito e atuava como manequim no eixo 
Diário do PR
Rio-São Paulo (foto ao lado, à direita) Participou do Miss Paraná em 24 de maio, em Curitiba, onde venceu Maria Alves de Oliveira, de Sertaneja. Para o jornal "Diário do Paraná", disse, ao se apresentar:
"Sou Aparecida Maria Sandri, a Miss Maringá. Tenho cabelos negros e olhos castanhos. Pretendo ser jornalista de um grande jornal do Brasil, um dia, por enquanto trabalho numa revista, em minha cidade. Sou um pouco emotiva, mas ao mesmo tempo extrovertida, meiga e ambiciosa. O mais importante na vida é estar satisfeito consigo mesmo, atingindo-se o ideal, através do trabalho e das nossas qualidades". 
■1976 - Maria de Fátima Trentin. O Miss Paraná se deu em Cascavel com 19 concorrentes, sendo que a Miss Maringá foi selecionada entre as oito finalistas; contudo, a vencedora foi a Miss Cornélio Procópio, Cláudia Azzolini Chueiri.  Maria de Fátima, neste mesmo ano, foi selecionada como uma das duas "Princesas" no concurso "Rainha da Soja do Paraná".

■1977 - Meire Sônia Ferrari. Foto à esquerda. O Miss Paraná foi em 04 de junho, em Paranaguá, tendo como eleita Déborah de Almeida Rosa, também de Paranaguá.

■1978 - Tereza Maria Maldonado. O Miss Maringá 1978 foi realizado dia 08 de abril no Ginásio de Esportes Jayme Canet Júnior, sob a coordenação do Professor José Joaquim da Cruz Filho, secretário da Cultura e do Turismo da cidade à época. O evento foi agraciado com um grandioso show de Wilson Simonal, Vera Fischer e do grupo "Apollus Band". Tereza Maria – paulista, 19 anos, 1,85 m de altura estava em estudos na Cidade Canção (foto à direita), e recebeu todos os votos dos 20 jurados, sagrando-se a vencedora por unanimidade.  Entre as candidatas estavam também: Maria de Fátima Guilherme, Edna Aparecida Garcia, Helena Barbieri Vicente, Irene de Fátima Jimenez, Maria du Céu da Silva, Sônia Elizabeth
Santana de Almeida, Iracema Luiza Hirach, Gustava das Dores Maldonado, Francisca Lins de Souza e Denise Gonçalves da Silva. A eleita Miss Paraná 1978 foi Suzy Mara Samways, de União da Vitória.

■1979 - Maria Ignez Sperândio. Sem mais informações.

■1980 - Sueli Tissei. Foto abaixo, à esquerda – publicada no ano de 1979 no Diário do Paraná.

■1981, 1982 - Sem informações.

■1983 - Débora Zeferino. Sem mais informações.

■1984 - Selma Oliveira. Sem mais informações.

■1985-1987 - Sem informações.

■1988 - Dagma Maria Lopes.

■1990 - Sheila Kátia.

Logo as pesquisas das décadas posteriores serão publicadas aqui.


Valdecir_Mgá
Dez. 2019



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais do More, Maringá!

Boas Novas sobre os Projetos do Arquiteto Bellucci para Maringá